Estudo pedagógico de limite
Espaço de aprendizagem voltado à reflexão conceitual, esclarecimento
de dúvidas frequentes e aprofundamento teórico gradual.
Conteúdos
Origem histórica
Esta parte do estudo convida à descoberta das ideias e desafios que deram origem ao conceito de limite. Por meio de paradoxos antigos, métodos geométricos e avanços do cálculo, é possível compreender como esse conceito foi se formando ao longo dos séculos, até chegar à formalização moderna.
Fundamentos epistemológicos
Descubra as ideias centrais de aproximação, tendência e infinito
que sustentam o conceito de limite e por que essas ideias representam tanto um apoio quanto um desafio à sua compreensão.
Limite de uma função
Aprofunde-se no conceito de limite e veja como ele descreve o comportamento de uma função próximo de um ponto, conectando intuição, rigor matemático e diferentes formas de representação.
Páginas
Estudo de limite
Desvendando o Cálculo
A plataforma é um recurso educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
© 2025 Desvendando o Cálculo. Todos os direitos reservados.
Implementação da plataforma digital: Júlio César Luz
