Estudo pedagógico de limite

Espaço de aprendizagem voltado à reflexão conceitual, esclarecimento
de dúvidas frequentes e aprofundamento teórico gradual.

Conteúdos

Origem histórica

Esta parte do estudo convida à descoberta das ideias e desafios que deram origem ao conceito de limite. Por meio de paradoxos antigos, métodos geométricos e avanços do cálculo, é possível compreender como esse conceito foi se formando ao longo dos séculos, até chegar à formalização moderna.

Fundamentos epistemológicos

Descubra as ideias centrais de aproximação, tendência e infinito que sustentam o conceito de limite e por que essas ideias representam tanto um apoio quanto um desafio à sua compreensão.

Limite de uma função

Aprofunde-se no conceito de limite e veja como ele descreve o comportamento de uma função próximo de um ponto, conectando intuição, rigor matemático e diferentes formas de representação.

Desvendando o Cálculo

A plataforma é um recurso educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

© 2025 Desvendando o Cálculo. Todos os direitos reservados.

Implementação da plataforma digital: Júlio César Luz